sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Foi dada a largada....

Pronto ! Depois de muita luta, muita pesquisa, conversa e discussão, eu fechei a minha lista para o Smash Literário de 2014.
Ei-la....
1.    Como é o mês de férias, a escolha é de vocês!  
a.    A Grande Rainha” segundo livro da quadrilogia “As Brumas de Avalon”, que eu já estava lendo desde o final do ano passado.
2.    Um livro clássico
a.     Moby Dick”, de Hermann Melville, que faz muito tempo eu queria ler e não sei pq nunca investi nele. A hora chegou. E ainda vou dividir o momento com meu parceiro de leituras.
3.    Uma comédia
a.     Nú, de botas” do Antônio Prata, uma indicação que vi numa coluna do Yahoo, como um livro de comédia interessante e que tinha passado quase despercebido pelas prateleiras.
4.    Um livro baseado em fatos reais
a.     Para Sempre” de Kim e  Krickitt Carpenter, já vi uns pedaços do filme e adotei a indicação da Lu.
5.    Um romance contemporâneo
a.     Fim” de Fernanda Torres, meu presente de Natal de mim, para mim  mesma.
6.    Sua Série preferida 
a.    De repente, é ele”, de Susan Fox. Mais uma indicação do blog da Lu. Escolhi esse assim meio com o pé atrás, pq as definições que tenho encontrado para essas “séries” me soam muito parecidas com os “Júlias”, “Sabrinas” e “Bárbaras Cartlands” da minha adolescência, que eram livros meio de bolso, com miolo impresso em papel jornal quase, que a gente comprava em banca de revistas. Mas, pra se jogar na brincadeira, tudo vale a pena né ?? Vamos nessa! J
7.    Um livro de autor brasileiro
a.     Eu me chamo Antônio” de Pedro Gabriel. Comprei de presente de Natal para o meu filho caçula e ele já tinha falado muito bem, então fiquei curiosa a respeito.
8.    Um livro de suspense
a.     Depois do Funeral” de Agatha Christie. Indicação de uma colega do trabalho. Foi o último a ser determinado, pq eu não gosto muito de suspense e aí tinha que ser uma coisa prazerosa de ler. Nada como beber na fonte da grande dama do suspense.
9.    Um livro de ficção
a.     Vida Querida” da Alice Munro.  Pelo que diz a resenha são contos e crônicas, as últimas quatro, auto biográficas. Como ela ganhou o Nobel de Literatura em 2013, queria conhecer.
10.  Um livro erótico
a.     50 tons de cinza”, de Erika Leonard James. Na contramão da História, pq “todo mundo já leu” e eu não, pq não tinha o menor interesse. Agora, acho que cabe aqui no item.
11.  Livro que virou filme ou série de TV
a.     Philomena” de Martin Sixsmith, não conhecia e vi na prateleira da Cultura. Li a resenha e pensei que ia colocá-lo na minha “lista de desejos” para qq mês, futuro. Eu acredito, piamente que nada nessa nossa vida é por acaso, até pq eu vi esse livro, ANTES de saber do Projeto Literário do SPB. Taí a razão.
12.  Livro infanto-juvenil
a.     Teorema Katherine” do John Green. Como já li “A culpa é das estrelas” e “Cidades de Papel”, e adorei, nada mais justo que eu leia esse, que já tinha ficado com vontade.
13.  Livro Histórico
a.     1968 – O ano que não terminou” de Zuenir Ventura. Sempre me fascinou essa época de transgressão e rebeldia e nunca li nada a respeito.
14.  Livro Policial 
a.     Manuscritos do Mar Morto” de Adam Blake. Esse foi indicação do meu parceiro de leitura e eu costumo acatar as indicações dele.
15.  Livro de autor não inglês
a.     Três metros acima do Céu”,de Federico Mocchia, vi a indicação no blog da Lu, li a resenha no site da Cultura e me agradei. É esse, nada como algo novo, que vc não conhece.
16.  Um livro ainda não lido do meu autor favorito
a.       “Da preguiça, como método de trabalho” de Mário Quintana, contos e crônicas.
17.  Um livro que abandonei
a.     O Apanhador no campo de centeio”, de J.D Salinger, já comecei e não terminei, então vou começar outra vez e ler com mais atenção.
18.  Um livro que me fez chorar 
a.     Marley e eu”, de John Grogan. Vi apenas alguns pedaços do filme e chorei de soluçar. Como os livros são sempre infinitamente melhores que os filmes, devo ler esse de escafandro pra não correr o risco de afogamento.
19.  Um livro que marcou sua adolescência
a.     Pollyanna Menina”, de Eleanor Porter. Vai ser uma delícia reler agora depois de tanto tempo, com outros olhos e outra percepção.
20.  Um livro com narrativa masculina 
a.     A última grande lição” de Mitch Albom. Dessa lista toda é o único que eu já li, mas vou reler, pq foi muito educativo. Além do que, para se fazer um LO legal e que seja fiel à história, é preciso que a memória seja avivada.
21.  Um Chick lit que a personagem principal é uma mulher
a.     O Diabo veste Prada” de Lauren Weisberger. Já vi o filme, achei legal e aí pra fechar com chave de ouro, uma história mais leve.
Como já disse, adorei a ideia e a largada já foi dada.
Estou finalizando a decoração da capa do meu mini álbum, assim como a primeira página, de apresentação do projeto. Assim que finalizar, eu posto aqui as fotos.
Ahhh, ia esquecendo....o meu livro de Janeiro já estou lendo.....
Fui !!

5 comentários:

  1. Adorei ! Será q os netos vão deixar?! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão sim, KK, a vovó é uma ninja leitira das madrugadas... :):)

      Excluir
  2. Adorei sua lista, Jaryna!
    Fico feliz que tenha topado essa aventura conosco!
    Alguns livros que não conheço, alguns que estão na minha lista e outros que já li.
    Frederico Moccia é bom! Acho que vai gostar.
    Adoro suspense! E escolheu bem a autora. Agatha é fera nisso! ;)
    beijos e boa leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza, Kátia... tb vi muita indicação de livro legal no seu blog, mas ele eera mais lento pra carregar de onde eu estava. De qq modo, anotei tudo... isso é pano pra muita manga.... Como já disse, adorei essa ideia, vcs são o ó do borogodó.... beijos...

      Excluir
  3. Jaryna, adorei sua lista! Lembrei de um livro Mitch Albom que li há alguns anos, que tem narrativa masculina e é ótimo também... As cinco pessoas que você encontra no céu... é um aprendizado e tanto... já até fizeram um filme dele! bjks

    ResponderExcluir

Me mande um recadinho que eu adoro....