terça-feira, 29 de julho de 2014

Smash Literario - Julho

Os temas eram Histórico e Infanto-Juvenil
Primeiro o Histórico: 1968, o ano que não terminou, de Zuenir Ventura.


Um relato minucioso e detalhado do ano de 1968, com todas as implicações e efervescência.
Achei ótimo ler e me inteirar de fatos que eu só conhecia superficialmente. Nessa época, eu tinha 8 anos e a informação não era tão acessível como é hoje. A gente, eu pelo menos, só conhecia um lado da História, o lado da direita. Nunca tinha tido oportunidade de mergulhar e verificar as coisas por outro ângulo.
O relato do Zuenir Ventura é cheio de informações, casos detalhados, uma verdadeira aula de História. Foi muito proveitoso.
Fiz a página usando uma estética meio de protesto, dando ênfase ao preto. No lado esquerdo eu fiz como se fosse um muro pichado, com palavras de ordem, coisas que eu vivenciei no livro.

Infanto-Juvenil: Quem é você, Alasca ? John Green




O outro livro de Julho é um infanto juvenil e eu tinha escolhido o “Teorema Katherine” do John Green.
Mas, aí acaba que na biblioteca do banco tinha o “Quem é você, Alasca” do mesmo autor e eu estava sem tempo pra passar na livraria, além de lisa, então fui nesse mesmo e não me arrependi. O “teorema...” fica guardado pra mais tarde.
Como nos outros livros do Green, que eu li, a estética adolescente sempre explorando um tema espinhoso que não é figurinha fácil no repertório dos adolescentes.
Alasca, a magnética, enigmática e sedutora aluna do colégio interno Culver Creek, no interior do Alabama, prende a nossa atenção, assim como a do Miles, outro personagem, desde o início da história. Personagens, com uma mistura de engraçados, infantis, angustiados e preocupados com muitas questões e situações amargas, fazem a história fluir de um jeito que encanta o leitor.
Por conta disso tentei fazer uma página mais leve, colorida, com muitos elementos de papeis tipo Project Life.

Só pra registrar que o meu smash  encheu, não ia aguentar o restante do ano, portanto, fiz um novo, que vai ser do segundo semestre.
Mãos a obra para Agosto, agora....



domingo, 27 de julho de 2014

Receita de scrap


Minha primeira participação no desafio do SPB, quando a regra era receita.
Confesso que nunca me animei muito, mas dessa vez, li a receitinha e resolvi participar.
Usei uma foto bem antiga, do Guilherme e de Deborah junto com os primos, lá em Brasília.
Sempre achei a foto legal e aí, um LO é a melhor maneira de preservar a lembrança né ??
A foto não está muito boa, e isso serve para que eu tome vergonha na cara e faça um cursinho  rápido de photoshop pra valorizar mais o trabalho.
Um detalhe mais de pertinho....
É isso...

Ainda a Copa


O Smashando desse mes ainda era com o tema da Copa.
A regra era usar a paleta de cores determinada e mais de uma foto.
Olha aí, o Miguel com a camisa do pai dele todo satisfeito, e eu e a Vitória coma Bandeira , no dia do jogo com o México, ainda pela fase de grupos.
Escolhi uma página do smash que é meio amarela, pq aí já compõe. Usei muitas estrelas para enfeitar.
Mais um detalhe...

sábado, 26 de julho de 2014

Como se fosse Project Life





O Desafio do SPB era fazer uma página estilo PL.
Usei fotos da nossa torcida na copa. Apesar do final melancólico, que não vou nem falar mais, o momento valeu pela reunião da família, uma "corrente pra frente".
Esse recorte pintado de azul é do Atelier Patricia Veras. Ele é de chip, e eu pintei com carimbeira color box bem velhinha que eu tenho, usando um cotonete.
Alguns detalhes de papeis do Kiss Simple Pleasures do Scrapdiary e uns recores de um retalho de papel TEC.
A base é um cardstock "canarinho", com uma textura bem linda de flores. Como nas  fotos, a torcida é feminina, acho que caiu bem...

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Circle Journal ou “17, outra vez...”



Faço parte de um grupo de amigas, que começou por conta do scrapbooking.
Num dos nossos últimos encontros, a Débora sugeriu que fizéssemos um “Circle Journal”.
Eu já tinha ouvido falar mas nunca tinha participado de um.
Aí, a pergunta que não quer calar: O que, pela hóstia, é um Circle Journal ?? :)
A Débora explicou que era um álbum (Journal) que circulava (Circle) entre as pessoas do grupo.
Cada um determina um tema para  seu álbum, faz uma página de abertura e explicação, e uma página seguindo seu tema e sua regras.
Depois, esse álbum passa para a próxima pessoa, que vai fazer uma página seguindo o tema e as regras da dona do álbum.
No final, todo mundo faz uma página no álbum de todo mundo.
É uma brincadeira muito legal, vc conhece um pouco mais das amigas e deixa uma recordação sua para elas.
Isso, sem se falar que ainda faz scrap, maravilha das maravilhas.
Me senti adolescente de novo, quando a gente fazia questionários enormes em cadernos e pedia para as amigas responderem.
Nada como voltar a ser “criança” de novo.
Então, nossa troca começou agora em Julho e o primeiro álbum que recebi foi da Yolanda.
Yolanda foi a primeira pessoa a quem eu dei aula, quando trabalhava na MeuScrap e tenho uma admiração grande por ela, sempre muito calma e centrada, educadíssima, uma pose de lady, um poço de gentileza.
O tema dela é Auto Retrato, que é muito legal. Quem não gosta de falar de si mesmo, né ?? :):)
Como a regra da Yo, era “faça do jeito que achar melhor”, eu fiz uma mistura assim meio  Project Life, com cartões onde escrevi algumas coisas com a caneta do Smash que eu adoro, e uns cards com frases que tem a ver comigo, ou com o que eu penso. Também fiz uma costura com um gabarito e usei um recorte em chipboard do Atelier Patricia Veras.
Na base, usei um color plus 180 gr, na cor Jamaica, pq se tem uma coisa que eu sou é colorida. Falta de cor me incomoda.
E aí ficou assim. Espero que ela goste.

domingo, 20 de julho de 2014

O tempo passa, o tempo voa... :)


Desafio Zarza de Julho: um sketch (abaixo) da Daniela Girolamo

e mais 3 peças da Zarza.

Aí eu usei uma foto minha de quando eu tinha 18 anos. É uma foto que eu gosto muito e foi tirada num barzinho no Rio de Janeiro, na minha primeira viagem sozinha, quando fui com uma turma de amigos, a um congresso de Informática. E eu nunca tinha feito nada de scrap com ela.
Como a foto é P&B e está bem escura, usei uma base mais clara, misturando rosa antigo com preto.
Os papeis são de uma coleção Teresa Collins e um deles tinha no verso, em preto, uma trama muito parecida com essa aí do sketch. A parte da frente era de rosas rosa antigo, que recortei e usei nos cantos do tapete. Isso é uma coisa que adoro fazer: arranjar uma maneira de usar a frente e o verso do papel no mesmo projeto.
Usei essa moldurinha redonda com detalhes em arabesco, que eu achei linda e super delicada. Quando vi no site, tive a impressão de que ela era maior, mas quando chegou vi o quanto era delicada. Aí só passei uma carimbeira preta Medium da Ranger e coloquei o 18 adesivado no centro, quando tirei o círculo recortado que é o miolo. Aproveitei e usei o miolo do outro lado, como tapete para o ano da  foto. Lá em cima usei um outro arabesco lindinho e uma florzinha de armarinho.
Alguns recortes de um papel Prima, mais outros Teresa Collins e as duas folhinhas de MDF são do Atelier Patricia Veras. Entre a foto e o tapete preto, eu coloquei uma renda em tons de bege, que eu achei que ficou legal e combinou com o ar meio vintage da foto.
Então, o tempo passa, o tempo voa.....

terça-feira, 8 de julho de 2014

Perfeito!


 
Desafio Scrap and Music..
Sketch da Ana Castro
Mais a música "She looks so perfect" da banda 5 Seconds of Summer.
Usei um cardstock amarelo liso para base, sujei com uma carimbeira marrom pra quebrar essa coisa chapada, em toda a superfície. Um papel Scrapdiary de hexágonos decorados, que eu recortei e espalhei seguindo o sketch. As fotos são do niver de um ano do Henrique e aí usei uns confetis de festa que uma amiga me trouxe de Londres (chique até o tutano...)...
Uns carimbos Dear Lizzy que ganhei de presente, tambem estão aí. Adorei esse que é um a linha escalopada, e esse coraçãozinho dentro de um círculo.
Alguns detalhes mais de perto....


É isso aí....

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Smash Literário 2014 - Junho



Em junho, nossos temas eram Erótico e um livro que virou filme.
Para o primeiro, continuei a leitura da saga de Eva & Gideon, no segundo volume da série Crossfire: Profundamente Sua. Aqui, os sentimentos dos dois são postos à prova e a complicação impera na vida dos dois, mas isso não impede que ocorram muuuuitas cenas calientes
Usei muitos corações e glitter na representação dessa página.
Mais uns detalhes...
Para o livro que virou filme, escolhi Philomena.

O livro é bom e legal, mas me decepcionei. A ideia que a gente compra na leitura da resenha é que é a busca de uma mulher por seu filho, adotado por outro casal e levado para longe, contra sua vontade. Mas, isso a gente só vê nos capítulos finais do livro de uma forma bem superficial. Depois que o filho Anthony/Michael é levado para longe, o livro foca na ótica dele.
Mas é uma história muito boa  e muito bem contada.
E já chegamos no meio do projeto e meu mini smash caseiro atingiu seu  limite, não cabe mais nada. Vou fazer um novo.
Inté o próximo mes...