segunda-feira, 6 de abril de 2015

Leitura Mágica #3





Os temas de Março foram Sick Lit e Distopia.
Para o Sick Lit, eu li Métrica da trilogia Slammed, da Colleen Hoover. Adorei a historinha da Layken e do Will, uma coisa simples e fofa, com muita verdade :). Nada de mil jogos de sedução e dramas desnecessários, pois os que eles já tinham, eram concretos, bem fortes e reais.
O título me intrigou, tanto em português, quanto em inglês e fui em busca de respostas.
A tradução de Slam é essa aí de baixo. Slammed deveria vir de Slam. Não consegui fazer o link e fiquei meio boiando. É necessário ler o livro pra entender e as fichas caírem. Slam, no livro é uma modalidade de performance poética, com uma poesia autoral e, principalmente, visceral. Daí eu entendi o “bater com força, estrondo”. E o “Métrica” tem td a ver, já que é uma maneira de medir versos.

Muito legal o livro, a história, a construção dos personagens, e o fato de ter a poesia meio que permeando tudo, colorindo e dando ênfase aos sentimentos. Uma ótica muito interessante, uma aplicação diferente para a poesia. Outro livro com playlist, nesse, muito mais forte .  Não fico nem um pouco envergonhada em repetir o artifício da playlist aqui.Acho que é de suma importancia, já que é quase o fio condutor, e estou “expandindo os meus limites”. De novo recorri ao “meu parceiro no crime” e voilà, geramos um cd com algumas músicas do Avett Brothers, para fazer parte do meu acervo.
Colleen Hoover, I {heart} you !!! :)
 
mé.tri.ca
sf (gr métron) 1 Arte de medir versos e que estuda os elementos de que eles são constituídos. 2 A estrutura de um verso em relação à medida

slam
[slæm] n 1 ato de bater com força (porta), estrondo. 2 crítica severa, descompostura. 3 Cards todas as vazas. vt+vi 1 fechar com força e com barulho. 2 bater, atirar, empurrar com força. 3 Amer criticar severamente


Poetry slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original (ou, mais raramente, de outros). Estas performances são julgadas, em seguida, em uma escala numérica previamente selecionados por membros da platéia.

Entre uma página e outra, incluí um color plus branco, com as definições, aí do alto.
Como é uma trilogia, eu dei uma de doida, e emendei a leitura do “Pausa” e do “Essa Garota”.
O “Pausa” eu adorei, foi uma continuação natural para a história. Já o “Essa Garota”,achei chato, repetitivo e desnecessário. Confesso que, bem antes do meio, eu parei a leitura, fui direto para o fim e isso me bastou.
 Aqui, mais uns detalhezinhos dessa página....



E aí, a Distopia....


Para a distopia, escolhi “Em chamas”, o segundo volume da Série, “Jogos Vorazes”.
Não é uma leitura que me agrade e eu já deixei isso bem claro. Esse negócio de injustiça, maus tratos, escravidão, falta de liberdade de qualquer coisa, é uma coisa que me destempera, me tira do sério, principalmente pq é perpetrada às pessoas por um outro ser humano.
O fato é que Katniss e Peeta voltam para a arena, mas o sentimento de revolta e liberdade está rondando todos os distritos. Katniss é considerada uma rebelde, uma pedra no sapato, muito difícil de ser removida sem causar inúmeros danos ao sistema.
Li sem parar, para que a leitura fosse rápida. As coisas não se resolvem nesse volume, e eu estava decidida a não ler o próximo, fato que já não existe mais, pq como o volume dois acabou no meio de uma rebelião, com mil ganchos para o próximo capítulo e a curiosidade falou mais alto, já encomendei “A Esperança” na biblioteca do banco, fazer o que né ??
Essas distopias são minhas inimigas, e aí faço uso das palavras do grande filósofo Zeca Pagodinho que disse, “covarde é o homem que foge dos seus inimigos....”. Tá certo que ele se referia à cerveja e à cachaça, não aos Pacificadores e Idealizadores dos Jogos Vorazes, mas relevemos.... :):)
Usei tons de vermelho e amarelo pra corroborar o "chamas" do título...


8 comentários:

  1. Adorei as páginas, mas a sua narração está imperdível... gostei demais de ler! Também li Métrica e adorei... Já a série Jogos Vorazes, fiquei só nos filmes mesmo... Bjo enorme!

    ResponderExcluir
  2. tudo lindo!!!!!!!!!!!!!!!! Preciso ler metrica urgente!!!!! bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Aline, vc vai gostar e tem td a ver com vc e sua doçura...

      Excluir
  3. Esse álbum ta lindo! Adorei as abas que vc incluiu com as definições. Eu li Métrica e Pausa no ano passado. Gostei do primeiro, e já achei o segundo meio chatinho. O terceiro eu nem comprei... Não gosto de autor que fica enrolando, criando trilogias pra vender mais... Tem tanto livro bom pra ler que é desperdício de tempo ler coisa repetitiva, rsrsrs
    Distopia tbem não é minha praia... Agora um drama eu adoro.
    Depois me conta o que achou do Clube do livro
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Pat, tb não gosto desse tipode subterfúgio...o cara fica esticando a história como se a gente fosse "abestada" e não visse que não há mais nada a ser dito...e como nossa lista é enorme, a gente "não tem tempo pra noivar né ??".. ainda não acabei o "Clube" mas estou prestes.... assim q acabar vou falar dele... beijo e obrigada pela visita...

      Excluir
  4. Jaryna, li os dois que você leu! E mais uma vez vou copiar sua ideia da ficha com a definição (essa é a vantagem de deixar para fazer o álbum depois... copiar as ideias lindas dazamigas).
    Ainda estou com o Essa Garota para ler e estou desanimando, pq já é o terceiro comentário que não é bom que leio.
    Já Em chamas eu queria morrer quando assisti ao filme, que foi muito fiel aos livros. Assisti antes de ler e quando termina no começo de toda aquela rebelião quase tive um treco. Como assim, parar no meio? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, que bom ver vc por aqui.... é isso aí.. O Pausa é legal, pq vc vê o outro lado da história, o lado do Will. Muitas fichas caem aí. Agora o Essa Garota, não me pegou mesmo, não vi nada de novo, é como um resumão do Métrica e do Pausa. Como já li os dois, não preciso de mais resumos.
      Beijo grande e obrigada pela visita.

      Excluir

Me mande um recadinho que eu adoro....