terça-feira, 21 de abril de 2015

O Clube do livro do fim da vida

Leitura Mágica, correndo por fora...
Finalizei semana passada, um livro que me marcou bastante.
Como é de domínio público, estou no projeto LeituraMagica2015, mas, esse livro, encaixo na  lista que chamo de “Correndo por Fora”, pois ele não faz parte da meta de leituras do LM2015. Se chegou aqui, foi por indicação de alguém, ou de um passeio despretensioso em alguma livraria.
Esse, eu vi na Mega Saraiva do Iguatemi, li a resenha e me interessei.
O tema era totalmente árido, pois esse livro resultou das várias conversas entre Will e sua mãe Mary Ann, durante os dois anos da quimioterapia dela. Como os dois gostavam muito de ler, formaram um clube de leitura com apenas dois participantes e usavam as várias horas da quimioterapia para trocar experiências, impressões e opiniões sobre os livros lidos.
Apesar da dificuldade da situação, Mary Ann é uma pessoa pra cima, com uma visão otimista da vida e das pessoas. Extremamente culta e educada, trabalhou a vida toda com refugiados, procurando de alguma forma, ajudá-los a seguir em frente com suas vidas. Isso resultou em muito aprendizado e a deixou meio que refratária ao próprio sofrimento.
Achei bem mais interessante que o da Nina, “O Ano da Leitura Mágica”. Talvez, eu tenha me sentido mais tocada com a forma como a Mary Ann encarou as coisas,ou talvez, pela forma como Will estava contando a história. Não sei. Uma coincidência interessante,  é um livro que foi citado, tanto pela Nina quanto pelo Will, “A elegância do ouriço”, fato que o transformou em elegível para a minha lista de  leitura futura.
Comecei a fazer uma listagem com os livros mencionados no texto e contei 70. Pode ser que tenha deixado passar algum, mas no final do livro tem uma lista feita pelo Will e dá pra conferir.
Alguns dos citados, fiquei com vontade de ler, mas já descobri que não tem edição no Brasil, o que me deixou triste. Alguns outros, eu já li, mas coloquei na minha lista de releitura.
Com certeza, de todos os 20 livros que li até hoje, 21/04, esse foi o que mais gerou marcação de texto. Se eu tivesse lido num livro de papel e que fosse meu, estaria todo pintadinho. São muitas frases interessantes, pelo menos para mim.De repente, vou ter que comprar o livro pra ler de novo, marcando as partes legais.
Listo algumas delas aqui, e me considero uma “pessoa de sorte” por ter podido compartilhar um pouco as filosofias de vida da Mary Ann. E ainda nem decidi qual delas vai para a minha “Quartinha de Frases” legais...jogo duro...

“Faça o seu melhor e é só isso que você pode fazer.”

“As pessoas gostam de histórias”.

“Por que não desfrutar do prazer de saber que você tocou outras pessoas durante sua vida enquanto ainda pode?”

“O mundo é complicado. Nem sempre a gente tem uma emoção por vez.”

“Os livros são o que aproxima todas as pessoas diferentes...”

”Eu estava aprendendo que, quando você está com alguém que está morrendo, talvez precise celebrar o passado, viver o presente e lamentar o futuro, tudo ao mesmo tempo.”

“Nunca assuma coisas sobre as pessoas. Você nunca sabe quem pode e quer ajudar, até o momento em que você pede. Por isso não deve assumir que alguém não pode ou não quer ajudar por causa da sua idade, ou emprego, ou outros interesses, ou situação financeira.”

“O maior presente que você pode dar a alguém é sua atenção indivisa.”

“Essa é uma das coisas incríveis que os livros ótimos fazem — não só fazem você ver o mundo de um jeito diferente, eles fazem você ver as pessoas, todos os que estão à sua volta, de um jeito diferente”.

“E gratidão não é o que você dá em troca por algo; é o que sente quando é abençoado — abençoado por ter parentes e amigos que se importam com você e que querem ver você feliz. Daí a alegria de agradecer.”

#ficaadica


2 comentários:

  1. A gente precisava se encontrar pra um cafezinho e pra conversar sobre esse livro e sobre os livros da Jojo. Ia faltar tempo... Amei a sua resenha, foi bem como eu me senti. O meu livro tbem ficou todo marcado. Os livros riscados definitivamente, são os melhores!
    Acabei de comprar a Elegância do ourico, numa promo do Amazon. Dois te conto se gostei.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat.. eu ia adorar esse "café com palavras"... com certeza, o tempo ia ser pouco....
    beijão

    ResponderExcluir

Me mande um recadinho que eu adoro....