sábado, 28 de fevereiro de 2015

Leitura Mágica #2



Os temas de Fevereiro foram Clássico Nacional e Fantasia.

Para o clássico, eu ostentei, e fui de Machado de Assis, pra abalar as estruturas. “As memórias póstumas de Brás Cubas”, escritas por ele mesmo. :)
Uma história contada de forma brilhante, pelo ícone da nossa literatura, que pinta com cores bem vivas, os usos, costumes e hábitos da sociedade carioca do século 19.
Aproveitei para dar um “up” no meu vocabulário, já que muitas e muitas palavras apareceram, cujo significado eu desconhecia. Pausa para a boa e velha pesquisa no “pai dos burros”, vulgarmente conhecido como dicionário. Um bom exercício.
Esse poste de iluminação é para dar um toque retrô, remontando ao século 19.


Para a fantasia, a saga de Camelot continua no terceiro volume da série, “As brumas de Avalon”. 
Em  "O “Gamo Rei”, acompanhamos Morgana vagando no castelo de Artur, que vive ao lado de Gwenhyfar sua esposa, estéril e loucamente apaixonada por Lancelote, o primeiro cavaleiro do Rei. 
O sentimento de extrema lealdade de Lancelote, unido ao cristianismo exacerbado da rainha, os deixam de mãos atadas em relação a esse sentimento, que é recíproco. Morgana deixou seu filho, Gwydion, no reino de Lot para ser criado por sua tia Morgause, mas como Artur não sabe de sua existência, ele não pode ser nomeado herdeiro natural do trono. Viviane é assassinada por Balim, na festa de Pentecostes, e isso aumenta em Morgana a sensação de traição perante a Grande Sacerdotisa, pois o lugar de Senhora do Lago será ocupado por Niniane, uma quase noviça, embora todos saibam, e sintam, que o lugar deveria ser ocupado, efetivamente, por Morgana.
Por conta das artes e feitiçarias de Morgana, Lancelote desposa Elaine, prima de Gwenhyfar. No trato feito entre as duas, Morgana exige que a primeira filha mulher desse casamento, lhe seja entregue para ser criada por ela, em Avalon, treinada para ser grande sacerdotisa. E o primeiro filho homem, que recebe o nome de Galahad se torna, naturalmente, o herdeiro do trono de Artur, já que Artur e Lancelot são primos.
Morgana é dada em casamento, por Artur, a Uriens, rei de Gales do Norte e ela aceita. Lá, vive durante 5 anos, sempre que possível partilhando sua cama com Acolon, filho mais novo de Uriens e também adepto da religião de Avalon.
No final desse volume, Morgana parte para Avalon, acompanhada de Nimue, a filha de Elaine e Lancelote, e Gwydion vai até Lot, encontrar com Morgause, que ele considera sua verdadeira mãe. Com ela, ele desabafa todos os seus temores e ressentimentos com relação aos pais, à sua concepção e ao seu futuro.
Desse momento, é que saí a frase abaixo, que eu coloquei no Poteando Quotes.
“Não chamem nenhum homem de feliz enquanto ele estiver vivo”. 
Usei uns rubons com elementos medievais para dar uma bossa.
Esse foi o mes de Fevereiro, mas não se engane, Março já tá rolando faz tempo.

14 comentários:

  1. Ficou um amor Jaryna, tbm li esse do Machado no tema clássico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas páginas Jaryna! Tem tanto tempo que li Machado de Assis que nem lembro mais, mas sei que terei que recorrer ao "painho" também!
    Li as Brumas de Avalon na adolescência. Adoro. Perdi minha coleção nas sucessivas mudanças... mas ainda recupero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su... obrigada, linda.. perder livro é realmente um saco !!! mas com fé, vc refaz o caminho.. bjs

      Excluir
  3. Adorei as páginas!!!!! Tudo lindo, delicado e clean!!! Machado de Assis é divo!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o cara é O cara !!! vai escrever bem, assim, lá no fim do mundo !!!

      Excluir
  4. hahahahha amo seus posts
    gostou de As brumas de Avalon, amo de paixão essa série, já até a reli!
    bjkas amiga e bora pra março
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Jaryna
    Seu álbum está ficando lindo !!! E Machado de Assis , só pro vestibular 😀
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigaduuu, Mônica... Machado não é fácil, realmente, o lance é praticar, praticar, praticar...e ler,ler,ler.. pra acostumar o ouvido e o coração.... bjs...

      Excluir
  6. Flor, li " Memórias Póstumas" também e adorei. Um barato como o escritor, já sem compromisso com formalidades da vida, escancara a sociedade e ele mesmo pra gente ler. Nó, gostei demais... Bjo enorme! Ps: adorei seu recadinho no meu blog! Fiquei muito feliz em te inspirar...

    ResponderExcluir
  7. Adoreiii as páginas!
    Me lembro que quando li as Brumas de Avalon eu gostei muito!
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Arrasouuu! Tanto nas páginas quanto no post.
    Agora nós temos mais paciência para procurar vocabulário no dicionário, mas quando adolescente, ninguém tem né!? Hoje procuro palavra, música ou o que for. rs
    Sempre vejo as Brumas de Avalon, mas nunca li. Será que arrisco?
    beijos

    ResponderExcluir

Me mande um recadinho que eu adoro....